quarta-feira, dezembro 16, 2009

O Cego e o Sábio.

Certa vez o Sábio dos Bosques encontrou um homem cego que se lamentava por não poder enxergar.
-Qual o motivo das tuas lágrimas, homem? - Ele perguntou.
-Choro porque não posso enxergar a beleza do mundo.
O Sábio respondeu imediatamente:
-Você sabe dizer onde estamos?
-Estamos numa floresta.
-Como você pode isso se é cego?
-Sei pois ouço o cantar des passáros, o farfalhar das folhas, sinto as árvores com minhas mãos e seu cheiro com meu nariz, sei que piso sobre grama e raízes que fojem da terra...
-Pois então! Está rodeado da mesma beleza que eu e sabe dela tão bem quanto eu! A beleza das coisas não está nelas, está em nós, dentro de nossas mentes, nós a criamos.
-Mas como eu saberei que algo que eu acho belo realmente o é?
-Se você acha algo belo então ele o é realmente, que diferença a beleza visual das coisas faria à você, que não pode vê-las? Aproveita-as como pode!
O homem se foi e levou consigo estas palavras, então ele estava curado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário